domingo, 7 de junho de 2015

InventarioExpress

O inventário florestal é um processo que tem por finalidade a obtenção de informações referentes a povoamentos florestais. Tais informações podem ser sobre a produção da população na época de medição quanto para acompanhamento do desenvolvimento de uma população florestal.

Segundo Campos e Leite (2013), um inventário florestal consiste basicamente de três etapas, a saber: mapeamento da área, amostragem e análise (processamento) de dados. É nesta etapa do processo que as informações a respeito da produção e, ou, crescimento da população são obtidas.
O processamento de dados de inventário florestal geralmente é feito por meio de softwares aplicativos não específicos para este processo, o que acarreta em diminuição do rendimento do trabalho. Existem softwares aplicativos específicos para processamento de dados de inventário florestal. Todavia geralmente não são gratuitos e sua aquisição é injustificável para inventários de pequeno porte.

 

O InventarioExpress

 

O InventarioExpress é um projeto que tenho desenvolvido em parceria com o Professor Márcio L. R. de Oliveira. O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um software aplicativo específico para o processamento de dados de inventário florestal que seja ao mesmo tempo de utilização simples, eficiente e disponível gratuitamene para estudantes, professores, pesquisadores, consultores, pequenos produtores, etc.
A primeira versão deste software aplicativo foi apresentada no trabalho de conclusão de curso de minha graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Atualmente o InventarioExpress processa dados de cinco tipos diferentes de amostragem (Casual Simples, Casual Estratificada, Sistemática, Amostragem em Dois Estágios e Amostragem em Conglomerados). Além disso, o software aplicativo processa dados de cubagem pelo método de Smalian.
Abaixo apresento o link para download do InventarioExpress para sistemas operacionais Windows. 




Os arquivos  estão compactados em formato .rar. Utilize alguma ferramenta para extrair estes arquivos. WinRar é recomendado.
Juntamente com o arquivo de instalação do InventarioExpress serão encontrados um manual de usuário (que possui as instruções de instalação) e o trabalho "Sistema computacional para processamento de dados em inventário florestal" (CAMARGOS, 2014) de minha autoria. É a principal referência para informações adicionais ao manual de usuário do InventarioExpress.
Havendo dúvidas sobre a utilização do software aplicativo, escreva algum comentário abaixo ou envie um e-mail para jlcamargos@yahoo.com.br. 

 

Referências 

 

CAMARGOS, José Lucas. Sistema computacional para processamento de dados em inventário florestal. 46 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) – Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2014.
 
CAMPOS, João Carlos Chagas; LEITE, Helio Garcia. Mensuração Florestal: Perguntas e Respostas. 4. ed. Viçosa: Ed. UVF, 2013. 605 p.